Viagens … ah, aquelas tão desejadas viagens de ferias …!

Enquanto faço minhas malas para sair em viagem com minha mãe, fico pensando … por que gostamos tanto de viajar ?

Não há uma única pessoa que tenha dito alguma vez a mim … ‘Odeio viajar, odeio!’

Nem se engane quem pensa que viagem de férias descansa. Ledo engano. A gente parece que volta mais cansado do que estava quando foi. Viagem de férias deveria se chamar ‘feliz ilusao’.

Eu já disse algumas vezes … ‘Não aguento mais viajar, detesto!’

Mas era porque eu já estava enfadada daquilo. Comida de avião não é lá um manjar dos deuses, vamos combinar. Os atrasos nos aeroportos sem explicação nem satisfação por parte das companhias aéreas também não são boas recordações que tenho. As poltronas apertadas e o tempo longo de algumas viagens são coisas que não nos alegram nenhum pouco. Eu viajava muito a trabalho. Houve ocasião em que cheguei em casa apenas para trocar uma mala por outra, ficar pouco mais de 24 horas com meus filhos e sair de novo para outra viagem. Assim não há cristão que aguente, né. Claro que a única frase que eu poderia dizer após anos e anos dessa vida corrida, seria … ‘Não Aguento Mais Viajar, detesto!’ … Obvio

E por que não falar das viagens de carro?

Argh! Melhor não falar nada … com essas estradas ‘maravilhosas’ que temos aqui no Brasil … com os motoristas de caminhão super hiper mega macro educados na estrada, sabe … nenhum pouco estilo ‘instinto assassino’ …credo! Tem exceções, mas são uma raridade. Na maioria das vezes eles deixam para ultrapassar um caminhão mais vagaroso que eles, bem quando você esta vindo a 120 km por hora a menos de 100 metros de distancia e tem que frear com tudo se não quiser entrar na traseira de um dos caminhões que achou de ir postar-se a menos de 60 por hora na sua frente. Isso para não falar sobre os radares de velocidade que adoram tirar a alegria de qualquer bom piloto de formula 1 como eu ( …rs )

Vamos falar das malas? Pensando bem, acho que não vou falar disso não. Fazer mala ate que é bom, mas que atire a primeira pedra quem nunca deixou uma mala meio esquecida por pelo menos 3 dias quando voltou de viagem. Eu já ‘esqueci’ de desfazer mala por três meses. Só tirei a roupa suja e o resto ficou por lá mesmo até que eu precisei usar. Como é ruim desfazer mala quando chegamos de viagem ..!

Enfim … se quase tudo que envolve uma viagem é tão ruim … por que gostamos de viajar ?

Sera que temos uma celulazinha de masoquismo em cada um de nós ?

Sera que pensamos ‘Ah, eu nasci para sofrer mesmo, deixa eu viajar.’ … sera que é isso ?

A conclusão a que eu cheguei foi a seguinte …

Gostamos de viajar porque está em cada um de nós a ânsia de nos conectarmos com outras pessoas e de repente a nossa vizinhança já não nos parece tão atraente; precisamos de mais …  mais horizontes a apreciar, mais gente a conhecer, mais amigos a fazer, mais ‘misterios’ a desvendar em outras culturas, outros povos … e por fim … mais tempo para nós mesmos. PONTO PRINCIPAL = NÓS MESMOS.

Não conseguimos tempo para nós quando estamos engolfados por trabalho a realizar, família a cuidar, contas a pagar, ordens a receber, tarefas a cumprir, compromissos a honrar, sono a dormir, fome e sede a saciar, tempo a preencher, etc, etc, etc

Mas quando viajamos, como num passe de magica, conseguimos olhar para nós, conseguimos pensar em nós ….. cuidar-se, apreciar-se, amar-se

Assim sendo …. gostamos de viajar porque nos amamos, mas só enxergamos isso quando temos tempo para nós e esse tempo só conseguimos quando tomamos a iniciativa de ir para longe do corre-corre diário.

Entao a pergunta … Viajar é bom ?

Tem uma resposta … Sim, É muito bom !!!

Ou existe algo melhor do que amar a si mesmo ?

Vixi, outra pergunta … rs

Melhor responder depois

Tchau

Abraço fraternal