Herança ou Legado

Dia desses eu estava acompanhando um programa onde se fazia homenagem a um compositor que apesar de haver criado canções famosas e belíssimas, teve uma vida infeliz e uma morte triste. Tentou o suicídio por varias vezes, em uma delas, atirando-se do Morro do Corcovado (onde fica a estatua do Cristo Redentor) no Rio de Janeiro, sem obter sucesso … ate que um dia, tomou veneno tirando assim,  a própria vida.

Isso me fez pensar um bocado e eu cheguei a uma conclusão … O que ele deixou de fato? As composições ou a lembrança da trágica morte dele? As canções algumas vezes serão cantadas … já ele, toda vez que for lembrado, dele vão dizer: se matou.

Que triste historia de um ser humano criado cheio de talento, porem vivendo de aparências, compondo canções de alegria, mas buscando a morte.

Certa vez, o pastor Marcio Valadão (líder da Igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte) pregou uma linda mensagem na qual ele falava sobre deixarmos legado ou herança para os nossos filhos e no momento exato em que ouvi falarem desse compositor : se matou … pensei, ele deixou herança para os filhos, mas não deixou legado.

Afinal, legado de morte é algo que se deixe para alguém? Legado de suicídio é algo que se deixe para os filhos? Esse compositor deixou uma herança de riqueza material, pois ate hoje seus filhos recebem sobre os direitos autorais a cada vez que as canções são executadas em rádios ou aonde quer que seja, mas como legado … o que foi que esses filhos receberam?

Existe uma diferença entre Herança e Legado. Embora sejam sinônimos, Herança representa todo bem móvel ou imóvel que recebemos de alguém, quer seja por testamento ou por direito no ato de sua morte. Legado representa todo ideal moral e de princípios que recebemos desse alguém. Ou seja, Herança pode ser a casa, o dinheiro, o carro, joias e etc … já o Legado é aquilo que lhe foi passado como ideais, valores morais, princípios éticos e etc.

Os filhos são Herança do Senhor e o fato dos filhos serem o fruto do amor entre um casal, quer dizer que os filhos também são o Legado de Deus aos homens, pois representam o amor entre duas pessoas. Dificil de entender ? Eu explico. Enquanto seres humanos vivendo em um corpo físico, material … os filhos são Herança do Senhor. Enquanto seres humanos que possuem um espirito, uma alma … os filhos são Legado do Senhor.

Um exemplo precioso do que deixar aos filhos …. Herança: a Biblia … Legado: a Fé

Se você morrer amanhã … o que vai deixar para os seus descendentes como Herança? E o que vai deixar para eles como Legado?

É muito importante amparar a família, já que a família é o plano mais perfeito de Deus depois da salvação para nós. E um não existe sem o outro. Não se alcança a salvação sendo negligente com a família, não se consegue a salvação sendo espancador(a) de filhos, não se obtem a salvação desprezando a Herança que o Senhor nos deu … mas infelizmente é assim que muitos pais teem agido. Tratam os filhos como um fardo insuportavel, um peso enorme, uma obrigação odiosa. Fico imaginando que Legado esses pais deixarão para os filhos? Fé em Deus? Amor ao próximo? Paciencia com o seu semelhante? Compaixao para com todos? Ou sera que vao deixar como Legado … incredulidade, ódio, rancor, intolerância e etc?

Existem pais que mal terão o que deixar como Herança para os filhos, mas o Legado desses pais é algo tão precioso, tão valoroso que não há dinheiro que pague. Existem pais que não terão uma conta bancaria gorducha para deixar como Herança, mas deixarão exemplo extraordinário de vida, como Legado. Existem pais que não terão um carro importado para deixar como Herança, mas deixarão exemplo excelente de fé, como Legado. Existem pais que não terão uma casa para deixar como Herança, mas deixarão como Legado, exemplo magnifico de amor ao próximo, tolerância com seu semelhante e paciência com todos.

Fica aqui a pergunta … O que você vai deixar para seus filhos?

Infelizmente aquele compositor do inicio deste texto, não deixou um bom Legado … deixou somente uma boa Herança e se fossemos perguntar para os filhos o que eles preferiam … terem ficado ricos após a morte do pai ou terem ainda o pai e viverem de modo simples sem luxo … certamente eles escolheriam a segunda opção.

Nós temos a oportunidade de deixar como Legado aos nossos filhos, os frutos do Espirito … ensinando nossas crianças a amarem a Deus sobre todas as coisas e a frutificarem dons preciosos os quais sao: Amor, Alegria, Paz, Bondade, Fé …entre outros

Entao, mesmo que você não consiga deixar uma boa Herança para seus filhos, deixe um bom Legado … a herança você vai construir sozinho e deixar completa … o Legado Deus vai te ajudar a construir e depois que você se for, Deus vai continuar a acrescentar. Possuindo somente Herança, talvez um dia seus filhos fiquem pobres, mas possuindo Legado, seus filhos serão ricos para sempre.

Abraço carinhosamente fraterno a todos

Anúncios

Sobre Léia Miranda

Filha do Deus Altissimo, irmã dos meus irmãos em Cristo, mãe de muitos na Fé e uma simples mulher
Esse post foi publicado em Léia Miranda. Bookmark o link permanente.

10 respostas para Herança ou Legado

  1. Cristiane Oliveira disse:

    Amiga, estou em prantos, mas um pranto de alegria, porque foi exatamente isso que meu pai nos deixou, um Legado.
    Um Legado de fé, de esperança, de amor ao próximo, de paciência, de perdão, de amor a Deus.
    Meu pai, foi-se com 20,00 apertados na mão, e ainda disse que sentia muito, não ter nem uma aposentadoria pra deixar, não deixou carro, casa, dinheiro, e apesar de o inimigo tentar ofuscar a salvação dele, a todo momento que penso nele, lembro somente de suas palavras de paz, de fé, de perdão.
    Errou muito.
    Amou e foi amado, magoou e foi magoado, mas nunca negou a Fé, a esperança de um dia morar no céu.
    Dia 25/12 completam-se 10 meses de sua partida.
    E hj sei que ele ta livre de tudo isso aki, aguardando de Deus, a recompensa do Legado que deixou a sua posteridade.
    Paz.

  2. Léia Miranda disse:

    uau !!! me emocionou, amiga ! Q lindo isso ! Q bom saber q seu pai deixou um legado de fé para voce, amiga … q bom ! Nao ha dinheiro q pague isso , nao ha, nao ha, nao ha … melhor q isso , so o Legado e a Herança de Deus a nós. bj … Te Amo

  3. Alexsandra Rodrigues disse:

    Gostei muito da palvra dada. Minha meditação aumentou mais ainda. Tenho erros e sou humana. Só palavras vivas e de fé pode-nos aclamar o coração. muito lindo.

  4. Manoella disse:

    Amei o texto, lindo demais, é uma pena que os pais atuais, a maioria, tem filhos como fardos.

    bjão

  5. Rafael disse:

    um belíssimo texto. Sei que uma herança enorme ou uma conta bancária gorducha ( como diz no texto) provavelmente não possuirei; mas uma coisa que recebi incondicionalmente foi conhecer Deus, ou melhor, olhar para o céu e ter certeza que há um ser tão esplêndido e misericordioso que está sempre a nos olhar. Tenho certeza que isto é bem mais valoroso do que quantos aniversários você celebrou!!
    Obrigado, Senhor!!

  6. Carlos Alencar disse:

    Seu texto é maravilhoso ! Eu compartilhei com meus amigos do Facebook.

  7. Léia Miranda disse:

    Que bom saber disso , Carlos …. q bom ! Obrigada pela admiraçao e consideracao. Continue divulgando esse trabalho, me ajudando a levar mais do amor de Deus a todos. Abraço fraterno, meu querido

  8. Lu Berti disse:

    Amei a Sua explicação. Foi tão simples e eficaz. Deus te abençoe muitooooo.

  9. Amanda de Oliveira disse:

    Léia quanta inspiração que o Espírito Santo de dá. Louvado seja o nome do Senhor. Gosto muito de ler seus textos e como é incrível como Deus te usa e capacita para transmitir a Palavra Dele de forma clara e objetiva. Que Deus te abençoe a cada dia te usando como vaso de honra Dele. Um forte abraço

  10. Luiza Antonieta disse:

    Muito agradecida pela explicação clara e precisa a minha necessidade nesta hora. Que Jesus continue a te abençoar. Muita paz e luz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s